Capa | Biografia | Loja Virtual | Publicações | Atividades Culturais | Projetos Literários | Espaço da Criança | Ponto de Vista
Onde Encontrar | Dicas | Eventos | Notícias | Imprensa | Galeria | Exposição | Apoio Cultural | Mural de Recados | Agenda | Contato

Projetos Literários

Caminhos da Saúde: Este Projeto tem por objetivo promover através da literatura o entendimento da sociedade em relação a vida dos pacientes de enfermidades e síndromes, bem como de seus familiares e amigos. Todos conhecemos em algum momento de nossas vidas pessoas que por algum motivo vivenciam experiências, algumas vezes dolorosas e traumáticas, para a realização do tratamento e busca pela cura ou sobrevivência. Muitas destas pessoas vivem isoladas em pequenos guetos sociais por manterem uma rotina diferenciada e específica voltada ao processo de tratamento, cura e de reabilitação. A humanização do atendimento a estas pessoas depende da verdadeira compreensão das enfermidades e do impacto que elas exercem em relação a vida do paciente, de familiares e amigos.  A empatia ocorre quando existe o real entendimento da situação e somente após este reconhecimento das necessidades do outro é possível projetar-se e agir de forma humanizada. Sem vitimismo e de maneira muito lúcida é preciso transmitir a mensagens sobre a causa, prevenção, combate, tratamento ou cura, causando reflexao e influenciando diretamente no aspecto comportamental e portanto, possuindo grande relevância social. Esta obra prevê o lançamento de kits compostos por audiobook e um livro de bolso em um estojo plástico. Ilustrações de Helen Indalencio Gomes e Moara de Oliveira Gustmann. Em breve: HEMO, A MANCHA E ELA.

Preservar: Este projeto é voltado aos públicos infanto-juvenil e tem por objetivo promover a consciência ambiental e sensibilização para atitudes voltadas a preservação das espécies e da natureza. Apresentar os animais aos públicos infanto-juvenil, de forma lúdica e prazerosa, através de histórias sobre os animais que tanto podem ser encontrados no Zoo e os encontrados no habitat natural da Região do Vale do Itajaí, a fim de povocar o encantamento, o  envolvimento afetivo e a consciência ambiental, além da reflexão sobre as consequências diretas da ação humana como a extinção ou a própria perpetuação da espécie. O objetivo maior concentra-se na importância de uma mudança comportamental para a preservação e conservação da espécie, com a compreensão da existência de que há todo um ecossitema envolvido. Estes livros apoiarão alunos nas aulas de ciências, língua portuguesa, língua alemã e língua inglesa.  Em breve: MEU AMIGO BUGIO, CADÊ O SAPO QUE ESTAVA AQUI?, ESSE DINOSSAURO É DEMAIS!

Poesias Figurativas: Este projeto é voltado aos apreciadores de poesia e das inúmeras possibiliades gráficas que permitem uma verdadeira brincadeira com as palavras, com as formas e com os pensamentos e versos. 

Resgates: Este projeto tem por objetivo promover o resgate histórico e cultural através da narrativa de costumes e lembranças, contribuindo para a valorização e preservação do patrimônio cultural imaterial, fazendo com que a narrativa apresentada seja repleta de simbolismos e significados. As memórias configuram o diálogo intergeracional, valorizando lembranças ocultas e experiências individuais ou coletivas, verdadeiros tesouros que contribuiram para a construção de identidades. Neste projeto, as histórias são apresentados como se pudessem ou estivessem a disposição da sociedade no dia a dia, fazendo com que a mesma possa refletir sobre passado, presente e futuro. A língua alemã e a linguagem midiática estão presentes em boa parte deste Projeto.  Em breve: O NATAL NA CASA DA OMA, A PÁSCOA NA CASA DA OMA, AS TRADIÇÕES NA CASA DA OMA, AS DELÍCIAS NA CASA DA OMA COM HANNA LORE DALKE.

Valores: Este Projeto tem por objetivo promover a reflexão sobre valores importantes para a vida em sociedade através da literatura infantil e infanto-juvenil. A motivação deste projeto não é de apontar o caminho, mas sim, promover a reflexão aos diversos aspectos morais que permeiam a vida em sociedade, oferecendo ao indivíduo a possibilidade de escolha, bem como a mudança comportamental. Valores fundamentais para a vida em sociedade como decorrência das interações em família, das relações de amizade e das mais diversas relações afetivas, bem como das relações profissionais, são colocadas em evidência para a reflexão, análise e tomada de ação. A analogia é usualmente apresentada para gerar de forma ilustrativa e didática as situações de conflito. Neste projeto, a prática do bullying, o preconceito de qualquer forma, as mais diversas maneiras de coação moral e livramento da liberdade são abordados de forma leve, suave e didática. Estes temas são colocadas frente a frente com a causa e a consequência de ações propulsoras a fim de causar a reflexão e a formação de um pensamento crítico sobre o assunto. A situação problema é provocativa  e repleta de signifados e de intencionalidade. Em breve: TRICÔ E CROCHÊ, O MÁGICO.

 


Todos os direitos reservados a Andréa Gustmann Gomes. Os textos podem ser copiados, desde que citado o nome da autora.

Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores