Capa | Biografia | Loja Virtual | Lançamentos | Atividades Culturais | Sinopses
Onde Encontrar | Dicas | Eventos | E-books grátis | Notícias | Galeria | Exposição | Contato

BIOGRAFIA

Andréa Gustmann Gomes nasceu em São Paulo - capital, no dia 17 de junho de 1972. Geminiana, com ascendente em Virgem, filha de Manoel Carlos Neves Gomes e Angela Gustmann. Junto de seus pais e de Roberto e Rubens, seus irmãos, mudaram-se para o Rio de Janeiro, onde passou a ter um convívio mais próximo com as irmãs Sandra e Claudia, fruto do primeiro casamento de seu pai. No dia em que completou 5 anos, seu avô paterno faleceu e a partir de então a comemoração de seu aniversário passou a ser também a lembrança do aniversário de morte do avô, o vovô Nelinho, como toda família carinhosamente o chamava. Mudou-se para Pomerode aos 15 anos, cidade de sua família materna onde passava as férias desde a infância. Aos 19 anos ingressou para a faculdade de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e durante sua graduação trabalhou como pesquisadora e estagiária de uma instituição bancária.

Em 1996, formou-se e retornou ao Rio de Janeiro. Trabalhou como Analista de Processos, Analista Econômico-Financeiro e Assessora da Diretoria Comercial. Em 2002 mudou-se para Pomerode e dedicou-se exclusivamente aos cuidados com a mãe e posteriormente, com seu pai, ambos vítimas de Acidente Vascular Cerebral. Escreveu AVC em memória de seus pais.

 

AVC

 

A vocês

Meu amor

Todo esforço

Todo o cuidado

As noites em claro

Os dias de escuridão

Faria hoje tudo novamente

Se eu pudesse olhar de repente

E vê-los sorrindo em minha direção

 

 

Reiniciou a vida profissional como secretária escolar. Dividiu sua atenção aos cuidados com os pais e com a escola. Fez muitos amigos na cidade e estabeleceu vínculos importantes que fizeram com que após a morte de seus pais, percebesse que suas raízes estavam fincadas em Pomerode. Trabalhou em um Centro de Educação Infantil e foi neste local que decidiu voltar a escrever. Voltou a estudar, passando a cursar a faculdade de língua alemã da Universidade Regional de Blumenau – FURB. O contato com a disciplina de Literatura Alemã tornou ainda mais forte o desejo de escrita. Neste período, participou de concursos literários e recebeu premiações que a motivaram a tornar o seu sonho, realidade. Desengavetar sonhos tornou-se uma de suas principais metas. Em 2017, publicou o livro “A casa da Oma”, iniciando assim, sua vida literária. Durante o segundo mês de lançamento, o livro foi escolhido para ser trabalhado em uma das melhores escolas de Curitiba - 4ª no ranking das 50 melhores ENEM (MEC, 2016), surgindo como proposta de leitura complementar para atividades relacionadas aos movimentos de imigração e núcleos de colonização alemã no Brasil. Atualmente é membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa - Portugal, Círculo de Escritores de Geneve - Suiça, Rede de Escritoras Brasileiras e co-idealizadora da Câmara Literária de Pomerode – CLiP Mulher. Em 2017, sofreu uma queda, fraturando o ombro. Neste momento escreveu “Asas da Literatura”, poema selecionado para a 2ª Exposição itinerante de Fotopoemas em Portugal.

 

 

ASAS DA LITERATURA

 

Disseram que com a literatura

Seria realmente possível voar

Encarnei o sentido literal da palavra

E literalmente tive meu ombro partido

Antes ele do que meu coração

Mas que voar,  voei.

 

Em 2017 estreitou o relacionamento com a escritora Neida Rocha e hoje, a forte amizade e a sinergia proveniente desta parceria resultam em inúmeros projetos. Co-organizadora das Agendas Poéticas da CLiP 2017 e 2018 e dos concursos “Memórias Festivas e Afetivas” (contos), Poemar (Poemas), “2018 – O Ano em que o Brasil...” (Crônicas) e do livro “Receitas para a Vida”. Participou do projeto de literatura informativa “Clip na Escola” com o livro “Ao Papai Noel, com amor!”. Participa do Projeto “Sacola Literária - 3ª Edição”, “Sacolinha Literária - 1ª Edição” e “Sacola Literária Sobre Rodas - 1ª Edição”. Participou por dois anos consecutivos do Show de Talentos do SUS com temas voltados à linha tênue entre a vida e a morte. Em 2018, lançou a coleção infantil Valores com “Bernardo e o vendedor de maçãs” (vol.1) e “Sofí e Raí: os pequenos bailarinos” (vol.2). Participou da Coletânea de Fábulas “A vida no Fundo do Mar”, “Afinal, o que querem as mulheres?” e da Antologia poética “A Matriz da Palavra – O negro em prosa e verso”. Teve contos, crônicas e poemas reconhecidos nacionalmente em concursos literários. Realizou o lançamento de seus livros em Feiras de Livros da Região e na Bienal Internacional de São Paulo. Recebeu o prêmio Literarte “Melhores do Ano 2018” em Maceió, as medalhas de Honra ao Mérito Graciliano Ramos – AML, de mérito Escritora Priscila Fernanda Frainer da Academia de Letras de Apiúna e Cercle des Écrivains Luso-Suisse de Genéve. Não teve filhos, embora esteja sempre rodeada por crianças e é através desse convívio repleto de afetividade que busca inspiração para suas obras. Em 2018 assumiu a vaga de professora em duas escolas da cidade e fez o seu primeiro poema na língua alemã.

 

DIE LIEBE
 

Liebe ist Übung

Liebe ist Lektion

 

 

 

O AMOR

 

Amor é exercício

Amor é lição

 

 

Em 2018, a escritora passou a assinar as suas obras como Andréa Gustmann. Finalizando o ano, a escritora foi convidada a participar do livro “100 Melhores Poetas Lusófonos Contemporâneos 2018”. Atualmente, possui livros nas versões impressa, bilíngue, para ler e colorir, no formato digital (e-book), livro de pano e tem participações em coletâneas, revistas eletrônicas e outras publicações. A escritora transita os mais diferentes gêneros e públicos, demonstrando um gosto bastante eclético. Sua grande motivação é realizar através da escrita, a menção aos valores humanos, muitas vezes banalizados na vida em sociedade e proporcionar a reexão para a formação de um pensamento crítico sobre os mais diversos assuntos.


 


Todos os direitos reservados a Andréa Gustmann Gomes. Os textos podem ser copiados, desde que citado o nome da autora.

Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores